“Onde você olha afeta como você sente”
David Grand
Você já fez terapia e não viu os resultados que procurava? Você já teve a experiência de acessar informações profundas sobre a raiz da sua dor?
Brainspotting é uma ferramenta terapêutica neurobiológica, de reprocessamento de traumas que através da localização de pontos no cérebro (brainspots), o paciente é capaz de fazer um escaneamento e acessar áreas profundas do sistema límbico, permitindo focar sua atenção em si mesmo, no seu corpo e nas suas emoções, ajudando na raíz do problema, através do auto conhecimento e conscientização, te dando oportunidade de ressignificar sua própria história, resolvendo seus conflitos e aliviando suas dores.
Os benefícios podem ser usufruidos por adultos que estão cansados de sofrer com:
- Baixa auto-estima;
- Bullying (humilhação, exclusão, difamação e agressão na escola);
- Dificuldades de aprendizagem;
- Dislexia;
- Gagueira;
- Pânico;
- Depressão;
- Fibromialgia;
- Fobias;
- Timidez;
- Problemas relacionados ao desempenho sexual;
- Dificuldades de relacionamento;
- Assédio moral;
- Somatizações;
- Excesso de ansiedade, ciúmes, culpa, tristeza, raiva, vergonha, medos;
- Excesso de dores, formigamentos, cheiros e gostos que não existem;
- Dor fantasma;
- Enxaqueca;
- Stress pós-traumático;
- Memórias perturbadoras;
- Pesadelos recorrentes;
- TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade);
- Perda de entes queridos;
- Vítimas de catástrofes naturais, acidentes em geral e de violência – verbal, corporal, sexual;
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
O Brainspotting é uma ferramenta utilizada no processo terapêutico, para tratar traumas e somatizações que não conseguem ser elaborados por nossa consciência.
Através do olhar do paciente pontos são acessados no cérebro, identificando as regiões onde há memórias traumáticas e dolorosas que precisam ser desbloqueadas, permitindo que o próprio organismo reprocesse essas emoções negativas, trazendo à tona a consciência, fazendo com que o paciente supere qualquer dor psicológica e encontre um estado mais adaptativo e saudável para si.
A técnica foi descoberta em 2003 por David Grand, Ph.D.
O psicoterapeuta pede que o paciente acompanhe com o olhar a movimentação de uma ponteira para que seja localizado o Brainspot (ponto no cérebro). A localização ocorre por meio da percepção interna do paciente e da observação dos reflexos corporais. Quando o Brainspot é encontrado, psicoterapeuta e paciente, em sintonia dual, acompanham as mudanças que ocorrem, as memórias que surgem, os reflexos corporais que são liberados, fruto da ativação de nossos recursos naturais de cura e evolução. O processo traz uma mudança profunda e rápida que pode ser percebida em poucas sessões ou até mesmo em uma única sessão.
Emoções: Liberação de emoções profundas, reprocessamento de traumas complexos, alívio do sofrimento, algumas vezes esse alívio é imediato.
Fisiologia: liberação de dores e rigidez corporal causadas por somatizações.
Conscientização: Pacientes ficam mais conscientes de si, de quanto as emoções causam estresse e afetam o físico, causa das próprias doenças.
Acesso direto ao Sistema Límbico: o acesso se dá diretamente na raiz do problema, reduzindo assim anos de terapia e de prolongamento do sofrimento.